A globalização não envolve apenas o fluxo de produtos e serviços mas tambem de pessoas. Estas, quando se movimentam do pais de origem para o exterior, levam consigo uma bagagem de hábitos e costumes costruídos desde a infancia que não desaparecem jamais. Pode haver uma adaptação quase que total no pais de acolhimento mas sempre estarão la os valores morais e culturais adquiridos na pátria mãe.
É portanto, compreensível que estas pessoas desejem estar com seus compatriotas, falando a língua pátria, participando de atividades culturais e esportivas do seu pais, comendo, bebendo e vestindo o que havia na pátria mãe.
Esta é a força motriz do mercado nostalgia que movimenta um grande volume de recursos pelo mundo, tendo como seus pricipais protagonistas os mexicanos, indianos, chineses, portugueses, italianos, dentre outros.
Em alguns casos, as vendas para estes mercados chegam a representar quase a totalidades das exportações de uma empresa como é o caso de algumas exportadoras de vinhos de Portugal (fonte: diariodetrasosmontes.com )
A BRAZIL EXPRESS BR se propõe a fomentar negócios e facilitar o acesso a produtos e serviços de forma a manter o Brasil sempre perto dos compatriotas que vivem fora do pais.